CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Sendo a Filosofia uma disciplina autônoma, considerada por muitos como a ‘mãe das ciências’, é possível afirmar que todo conhecimento depende da reflexão filosófica. Entretanto, a busca por um conceito universal, ou comum, para a Filosofia é praticamente impossível, pois ela:
Varia de acordo com o contexto.
Depende das definições científicas.
Acompanha seu significado primeiro.
É independente das ciências.
Se define como imutável.
Com relação aos sistemas econômicos e suas análises, podemos vincular:
economia e produção de ideias somente.
a sociologia e a produção da desigualdade.
ideias produzindo desigualdades.
desigualdade entre as pessoas e ideias marxistas.
sistemas políticos e relações sociais.
Leia atentamente o trecho a seguir:
“ponto recorrente e exaustivamente questionado pela Sociologia é o surgimento, a manutenção e a mudança dos sistemas sociais, que são produzidos na dinâmica do processo de interação. Seria interessante pontuar as diferentes formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais” (PCNEM, 2009, p.38)
A partir do trecho, aplicando esse contexto de análise ao Brasil, pode-se concluir que:
Refletiremos sobre as classes mais pobres e adotaremos o discurso marxista.
Induziremos o aluno a crer em sociedades igualitárias.
Refletiremos que a concentração de renda é um fator inédito na história humana.
Faremos uma reflexão histórica sobre os problemas sociais como exclusão de classes mais pobres.
Permitiremos várias abordagens ao justificar a manutenção das classes mais abastadas no poder.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir: O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Immanuel Kant (1784) afirmou que “o Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo." (In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010).
Considerando o que você estudou sobre o Iluminismo, analise os itens a seguir:
I – o iluminismo tinha por objetivo racionalizar o poder absoluto emanado dos reis para solidificá-lo.
II – a revolução das ideias, proposta pelo iluminismo, buscava a compreensão do indivíduo sobre sua atuação na sociedade.
III – As transformações no campo político e econômico puderam ser racionalizadas, pois ao mesmo tempo o pensamento iluminista questionava as estruturas sociais existentes.
Está correto o disposto em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". [Montesquieu, Do espírito das Leis, 1748, adaptado].
De acordo com o artigo 84, XIV da Constituição Federal, a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal é feita pelo Presidente da República que, no entanto, somente irá nomeá-los após a aprovação pelo Senado Federal. A partir desta informação e considerando a separação dos poderes pensada por Montesquieu, assinale a alternativa correta:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
Varia de acordo com o contexto.
Depende das definições científicas.
Acompanha seu significado primeiro.
É independente das ciências.
Se define como imutável.
Com relação aos sistemas econômicos e suas análises, podemos vincular:
economia e produção de ideias somente.
a sociologia e a produção da desigualdade.
ideias produzindo desigualdades.
desigualdade entre as pessoas e ideias marxistas.
sistemas políticos e relações sociais.
Leia atentamente o trecho a seguir:
“ponto recorrente e exaustivamente questionado pela Sociologia é o surgimento, a manutenção e a mudança dos sistemas sociais, que são produzidos na dinâmica do processo de interação. Seria interessante pontuar as diferentes formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais” (PCNEM, 2009, p.38)
A partir do trecho, aplicando esse contexto de análise ao Brasil, pode-se concluir que:
Refletiremos sobre as classes mais pobres e adotaremos o discurso marxista.
Induziremos o aluno a crer em sociedades igualitárias.
Refletiremos que a concentração de renda é um fator inédito na história humana.
Faremos uma reflexão histórica sobre os problemas sociais como exclusão de classes mais pobres.
Permitiremos várias abordagens ao justificar a manutenção das classes mais abastadas no poder.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir: O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Immanuel Kant (1784) afirmou que “o Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo." (In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010).
Considerando o que você estudou sobre o Iluminismo, analise os itens a seguir:
I – o iluminismo tinha por objetivo racionalizar o poder absoluto emanado dos reis para solidificá-lo.
II – a revolução das ideias, proposta pelo iluminismo, buscava a compreensão do indivíduo sobre sua atuação na sociedade.
III – As transformações no campo político e econômico puderam ser racionalizadas, pois ao mesmo tempo o pensamento iluminista questionava as estruturas sociais existentes.
Está correto o disposto em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". [Montesquieu, Do espírito das Leis, 1748, adaptado].
De acordo com o artigo 84, XIV da Constituição Federal, a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal é feita pelo Presidente da República que, no entanto, somente irá nomeá-los após a aprovação pelo Senado Federal. A partir desta informação e considerando a separação dos poderes pensada por Montesquieu, assinale a alternativa correta:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
economia e produção de ideias somente.
a sociologia e a produção da desigualdade.
ideias produzindo desigualdades.
desigualdade entre as pessoas e ideias marxistas.
sistemas políticos e relações sociais.
Leia atentamente o trecho a seguir:
“ponto recorrente e exaustivamente questionado pela Sociologia é o surgimento, a manutenção e a mudança dos sistemas sociais, que são produzidos na dinâmica do processo de interação. Seria interessante pontuar as diferentes formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais” (PCNEM, 2009, p.38)
A partir do trecho, aplicando esse contexto de análise ao Brasil, pode-se concluir que:
Refletiremos sobre as classes mais pobres e adotaremos o discurso marxista.
Induziremos o aluno a crer em sociedades igualitárias.
Refletiremos que a concentração de renda é um fator inédito na história humana.
Faremos uma reflexão histórica sobre os problemas sociais como exclusão de classes mais pobres.
Permitiremos várias abordagens ao justificar a manutenção das classes mais abastadas no poder.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir: O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Immanuel Kant (1784) afirmou que “o Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo." (In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010).
Considerando o que você estudou sobre o Iluminismo, analise os itens a seguir:
I – o iluminismo tinha por objetivo racionalizar o poder absoluto emanado dos reis para solidificá-lo.
II – a revolução das ideias, proposta pelo iluminismo, buscava a compreensão do indivíduo sobre sua atuação na sociedade.
III – As transformações no campo político e econômico puderam ser racionalizadas, pois ao mesmo tempo o pensamento iluminista questionava as estruturas sociais existentes.
Está correto o disposto em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". [Montesquieu, Do espírito das Leis, 1748, adaptado].
De acordo com o artigo 84, XIV da Constituição Federal, a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal é feita pelo Presidente da República que, no entanto, somente irá nomeá-los após a aprovação pelo Senado Federal. A partir desta informação e considerando a separação dos poderes pensada por Montesquieu, assinale a alternativa correta:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
Refletiremos sobre as classes mais pobres e adotaremos o discurso marxista.
Induziremos o aluno a crer em sociedades igualitárias.
Refletiremos que a concentração de renda é um fator inédito na história humana.
Faremos uma reflexão histórica sobre os problemas sociais como exclusão de classes mais pobres.
Permitiremos várias abordagens ao justificar a manutenção das classes mais abastadas no poder.
A formação humana, em seu histórico, apresenta características diferenciadas. Ao que se sabe, o humano é o único ser capaz de comportamentos específicos. Assim, com base nessa realidade, analise o fragmento a seguir: O homem pode “[...] transcender o momento imediato, recordar o passado e planejar o futuro e assim escolher o maior bem, que só ocorrerá mais tarde, de preferência a um bem menor e imediato”.
(R. May. O homem à procura de si mesmo. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 146.)
É CORRETO o que se afirma em:
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Immanuel Kant (1784) afirmou que “o Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo." (In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010).
Considerando o que você estudou sobre o Iluminismo, analise os itens a seguir:
I – o iluminismo tinha por objetivo racionalizar o poder absoluto emanado dos reis para solidificá-lo.
II – a revolução das ideias, proposta pelo iluminismo, buscava a compreensão do indivíduo sobre sua atuação na sociedade.
III – As transformações no campo político e econômico puderam ser racionalizadas, pois ao mesmo tempo o pensamento iluminista questionava as estruturas sociais existentes.
Está correto o disposto em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". [Montesquieu, Do espírito das Leis, 1748, adaptado].
De acordo com o artigo 84, XIV da Constituição Federal, a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal é feita pelo Presidente da República que, no entanto, somente irá nomeá-los após a aprovação pelo Senado Federal. A partir desta informação e considerando a separação dos poderes pensada por Montesquieu, assinale a alternativa correta:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
Cada ser tem uma capacidade pessoal de descoberta.
A vida humana é formada simplesmente pelo pensamento.
Deve-se considerar a vontade pessoal na análise do mundo.
O desenvolvimento da análise de mundo independe do eu.
O humano é um ser multifacetado e autossuficiente.
Immanuel Kant (1784) afirmou que “o Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo." (In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010).
Considerando o que você estudou sobre o Iluminismo, analise os itens a seguir:
I – o iluminismo tinha por objetivo racionalizar o poder absoluto emanado dos reis para solidificá-lo.
II – a revolução das ideias, proposta pelo iluminismo, buscava a compreensão do indivíduo sobre sua atuação na sociedade.
III – As transformações no campo político e econômico puderam ser racionalizadas, pois ao mesmo tempo o pensamento iluminista questionava as estruturas sociais existentes.
Está correto o disposto em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". [Montesquieu, Do espírito das Leis, 1748, adaptado].
De acordo com o artigo 84, XIV da Constituição Federal, a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal é feita pelo Presidente da República que, no entanto, somente irá nomeá-los após a aprovação pelo Senado Federal. A partir desta informação e considerando a separação dos poderes pensada por Montesquieu, assinale a alternativa correta:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". [Montesquieu, Do espírito das Leis, 1748, adaptado].
De acordo com o artigo 84, XIV da Constituição Federal, a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal é feita pelo Presidente da República que, no entanto, somente irá nomeá-los após a aprovação pelo Senado Federal. A partir desta informação e considerando a separação dos poderes pensada por Montesquieu, assinale a alternativa correta:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
mesmo nomeado pelo presidente da República, os ministros do STF devem atuar de forma isolada do contexto dos demais poderes, pois do contrário perderia sua imparcialidade.
o controle entre os poderes, relativo a questões sensíveis da democracia, é submetido à população, como forma de legitimar a atuação do Estado nas decisões proferidas.
a soberania do Estado é exercida por poderes que somente podem ser considerados harmônicos se tiverem formas de controle recíprocos.
a indicação e nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República não pode ser considerada uma forma de controle de um poder sobre o outro, pois as funções exercidas são diferentes.
a divisão da soberania estatal em poderes permite que cada um deles possa atuar de forma independente, criando suas próprias soluções para as controvérsias sociais sem a necessidade de diálogo com os demais poderes.
“Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil – a Revolução Francesa – preparou seu fim brusco.” (Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19).
A Revolução Francesa possui como característica a modificação da forma como o poder era exercido pelo regime absolutista até então vigente. Diante disso é possível afirmar que:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
como o antigo regime se caracterizava pelo poder absoluto decorrente da divindade, a ideia de revolução surge para que as pessoas pudessem escolher seus próprios reis.
a revolução francesa buscava acabar com a estratificação social existente tornando todos os indivíduos iguais.
a revolução buscava não só a transformação do poder e a forma de exercê-lo, mas também uma modificação no pensamento do próprio indivíduo.
o controle exercido no antigo regime levava em consideração um ideário democrático que não correspondia aos interesses da burguesia, o que fomentou a revolução.
dentre os princípios da revolução francesa está a necessidade de tomada do poder pela burguesia para que esta pudesse exercer o controle social.
Sobre papéis e status sociais, analise as assertivas abaixo:
I - A posição ocupada pelo indivíduo em determinado grupo social denomina-se papel social.
II – Status social implica direitos e deveres conforme a posição ocupada por cada um dos indivíduos.
III – Não é possível a acumulação de status adquiridos pelos indivíduos, mas não há limites para os atribuídos.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Pode ser considerada como característica dos grupos sociais:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.
A busca pela verdade esbarra num ponto fundamental: a confusão com a veracidade. Veracidade (do francês véracité) tem uma relação direta com o sujeito que exprime uma determinada posição. Assim, sobre a Veracidade, analise as assertivas a seguir:
I. Ela está mais relacionada ao que a pessoa entende e determina como sendo correto.
II. Há correlação com a qualidade, ou fidelidade, do discurso em si.
III. Ela depende da análise subjetiva de quem a emite.
IV. Não há o compromisso com os critérios de verificação daquilo que se afirma.
Está correto o que se afirma em:
Há contato social entre os indivíduos em um grupo, mas não se pode falar em interações sociais genuínas.
Consciência de grupo, ou seja, a existência de formas de pensar, agir e sentir que são compartilhadas pelos indivíduos.
Um grupo social depende inteiramente dos indivíduos para existir, visto que se eles saem do grupo, ele deixa de existir.
Indiferenciação entre os indivíduos, o que significa que não há espaço para diferenças individuais se manifestarem.
Ausência de organização, ainda que existam líderes não há um conjunto sistemático de normas.